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A Estaca Hélice é uma estaca moldada “in loco”,cuja perfuração é feita mediante a penetração no terreno, por rotação, de um trado helicoidal vazado que promove o deslocamento do solo junte ao fuste e à ponta, não havendo a retirada no momento da perfuração.

A concretagem da estaca é feita através da região vazada do trado paralelamente a retirada do trado do furo.

Os diâmetros mais usuais são de 310mm à 610mm, porém podem chegar até 1500mm.

A grande vantagem deste modelo é sua produtividade.

A grande desvantagem é a mobilização em determinados locais devido ao seu porte.

A perfuração consiste em fazer a hélice penetrar no terreno por meio de torque apropriado para vencer a sua resistência.

A haste de perfuração é composta por uma hélice espiral solidarizada a um tubo central, equipada com dentes na extremidade inferior que possibilitam a sua penetração no terreno.

A velocidade de perfuração produz em média 250m por dia dependendo do diâmetro da hélice, da profundidade e da resistência do terreno.

Alcançada a profundidade desejada, o concreto é bombeado através do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice que é extraída do terreno sem girar ou girando lentamente no mesmo sentido da perfuração.

O concreto utilizado deve possuir fck>=20 MPa, é bombeável e composto de areia, pedriscos ou brita 1 e consumo de cimento não inferior a 400 Kg/m3, sendo facultativa a utilização de aditivos.

O abatimento ou “Slump” é mantido entre 200 e 240mm.

Normalmente é utilizada bomba de concreto ligada ao equipamento de perfuração através de mangueira flexível.

O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície de trabalho sendo possível o seu arrastamento abaixo da superfície do terreno guardadas as precauções quanto a estabilidade do furo no trecho não concretado e a colocação da armação.

O método de execução da estaca hélice contínua exige a colocação da armação após a sua concretagem.

A armação, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade ou com o auxílio de um pilão de pequena carga ou vibrador.

As estacas submetidas apenas a esforço de compressão levam uma armadura no seu topo, em geral variando entre 4,00m e 6,00m de comprimento.

Para as estacas submetidas à ação de esforços horizontais e momentos fletores, no seu topo: o comprimento da armadura deve abranger todo o trecho do fuste da estaca onde atua o diagrama do momento.

No caso de armações longas, as “gaiolas” devem ser constituídas de barras grossas e estribo espiral soldado na armação longitudinal para evitar a sua deformação durante a introdução no fuste da estaca.